sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Polvo Assado no Restaurante Costa Norte

Hoje descemos à Fajã dos Cubres

Na Fajã do Cubres existe um pequeno Restaurante, o “Costa Norte”. As Fajãs de São Jorge transmitem a cada pessoa que as visita, sensações que vão desde uma paz interior, até à vontade de querer voltar. A Fajã dos Cubres não foge à regra e esse prazer pode ser acrescido ao estar-se sentado na esplanada do “Costa Norte”, tendo como cenário toda a encosta sobranceira à Fajã, a igreja de Nossa Senhora de Lurdes e, um pouco mais ao fundo, a Lagoa que não dispensa uma visita depois da refeição.



A forma simples como a senhora Luísa Reis confecciona os alimentos, transmite todas as suas qualidades, sabor, cor , textura e frescura aos clientes.


Os produtos, como as Lapas, que podem ser grelhadas ou em molho Afonso, as amêijoas confeccionadas à moda de São Jorge, as várias espécies de peixes para as caldeiradas, os caranguejos e búzios para a Mariscada, bem como o polvo que é “apanhado” junto à lagoa da vizinha Caldeira de Santo Cristo, são produtos locais que tem uma qualidade e sabor superior.

Polvo Assado









Deve-se ter atenção à qualidade do polvo, se for fresco deve ser sovado para ficar tenro, caso seja congelado não é necessário, pois a congelação “atenra-o” .
Depois de bem lavado o polvo de ser cortado em pedaços, não muito pequenos pois ele minga ao assar, e vai a cozer durante cinco minutos. Esta cozedura serve para que o polvo se liberte da “gelatina” que o envolve. Escorra-o e reserve. De seguida faça uma “cama”, de preferência numa assadeira de barro, com cebola cortada às meias-luas, alho laminada, tomate às rodelas e salsa cortada grosseiramente. Coloque por cima o polvo, tempere com massa de malagueta , perfume com vinho branco e leve ao forno durante duas horas e meia , prove e rectifique o tempero se necessário . O polvo pode ser acompanhado com batata cozida ou arroz branco, embora eu o prefira com batata doce. Quanto ao vinho deverá ser de boa qualidade, não interessando a cor.

Marco Azevedo

(As duas imagens da Fajã dos Cubres são de Jorge Gois
http://www.jorgegois.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário