sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Restaurante O Castelinhos, Cataplana Especial


Hoje vamos até à Urzelina

Situado na Urzelina, a meio caminho entre as Velas e a Calheta, num lugar privilegiado, junto ao porto de pesca, a alguns passos do Parque de Campismo e da piscina, situa-se o Restaurante “O Castelinhos”, propriedade da junta de Freguesia da Urzelina, mas desde 2007 sob a responsabilidade do Sr. Lizuarte Ramos, ligado ao ramo da restauração à 17 anos. O Sr. Lizuarte gere o restaurante com uma enorme paixão, tanto o podemos ver a servir à mesa, como atrás do balcão, ou mesmo na cozinha a preparar os almoços ou jantares. A cozinha é do tipo Regional, onde podemos saborear almoços que vão desde o Bacalhau Assado no Forno, a Sopa do Espírito Santo, os Lombos de Atum Assados no Forno, não esquecendo a Sopa de Feijão e a Sopa de Peixe acompanhada com Chicharros Fritos. Ao Jantar, e tirando partido da qualidade dos produtos da Ilha, como a carne de excelente qualidade que pode ser saboreada em Bifes ou Espetada, ou o Peixe Fresco que traz consigo o sabor do mar e que pode ser saboreado frito ou grelhado, e não nos podemos esquecer do marisco, desde as Amêijoas da Caldeira de Santo Cristo, às Lapas, passando pelas Lagosta e Cavaco. Depois de toda esta apresentação gostaria de realçar as Cataplanas que podem ser de Peixe de Marisco ou Mistas como a Cataplana Especial.

Cataplana Especial

O sucesso deste prato deve muito à qualidade dos ingredientes.

Coloque em lume brando a cataplana com um pouco de azeite. De seguida junte cebola às meias luas e alho picado miudinho. Deixe refegar um pouco, junte tomate, sem pele e pevides, e o pimento vermelho ou verde. Deixe apurar um pouco, tempere com sal e massa de malagueta, junte o peixe, se possível Cherne, deixe cozer um pouco e junte o marisco, camarão, mexilhão, amêijoas. É muito importante que o marisco seja de São Jorge. Finalmente junte o cavaco, perfume com um pouco de vinho branco e deixe coser por alguns minutos. Por fim polvilhe com salsa e sirva na própria cataplana. Este prato é acompanhado com batata cozida e salada, para beber um vinho branco.

Outro dos segredos deste prato é, quando chegar ao Restaurante peça à Sandra uma mesa na marquise com vista para a baía da Urzelina, saboreá-lo tendo como pano de fundo a Ilha do Pico, vai sentir que o prato terá outro sabor.

Marco Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário