sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Café Restaurante Central - Cabrito Assado no Forno

Café Restaurante Central

Vamos tentar, neste blog, apresentar periodicamente um restaurante da ilha de S. Jorge e aconselhar, através de apresentação de uma receita, um prato de experimentação obrigatória. A nossa primeira escolha recaiu no “Central” do Zeca.
Foi no ano de 1975 que a família Silveira chegou a São Jorge, já há muito emigrada em Angola. Era necessário sustentar a família, e o senhor Silveira e sua esposa abriram um pequeno Café Restaurante, na freguesia da Ribeira Seca, junto à estrada regional. Estabelecimento que ainda hoje existe, gerido agora pelo filho José Silveira, (o Zeca do Central).
A cozinha é tipicamente Regional, destacando-se a feijoada, o cozido à portuguesa, o bife de novilho e o Cabrito Assado, preparado de forma soberba pela senhora Fátima.

Cabrito Assado no Forno

Depois de cortado o cabrito em pequenos pedaços, deve ser muito bem limpo e escaldado. De seguida é feita uma vinha-d’alhos, com vinho tinto, alhos, cebola, pimentos, e tomates, todos cortados em pequenos pedacinhos e temperados com sal, massa de malagueta, polpa de tomate, salsa, louro, baga e um pouco de banha. O cabrito deve repousar neste preparado pelo menos doze horas. Ao fim deste tempo, que é fundamental para que os sabores se misturem, coloca-se todo o preparado numa assadeira (de preferência de barro), que se leva ao forno bem quente, depois de se colocar pequenos pedacinhos de toucinho. A cozinheira aconselha a colocar por cima da assadeira uma folha de papel de alumínio até a carne estar cozida, que depois se retira para a carne criar cor. Deve rectificar o tempero e, se necessário, acrescentar um pouco de vinho.
No Central, o cabrito é servido com batata frita ou cozida, e deverá ser acompanhado por um vinho tinto.

Marco Azevedo

Post adaptado de artigo publicado no Jornal H21 de 07/20/09, em S. Jorge.

2 comentários:

  1. Obrigada pela simpática visita ao meu blog que me permitiu descobrir este. Simplesmente, estou a adorar! :)

    Viva os Açores!

    Um abraço da Terceira.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! A simpatia é toda sua.

    Viva os Açores (sim senhora)!!!

    ResponderExcluir